Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Biblioteca Central facilita divulgação do acervo da SCE

Notícias

Biblioteca Central facilita divulgação do acervo da SCE

por publicado: 12/09/2018 09h35 última modificação: 14/09/2018 09h53

A Biblioteca Central da UFPB, por meio da Seção de Coleções Especiais (SCE), vinculada à Divisão de Serviços ao Usuário (DSU), está realizando uma série de ações com o objetivo de facilitar o acesso, a disseminação e o uso da informação pelos usuários ao acervo da SCE.

A Coleção de Teses e Dissertações, por exemplo, passou por um processo de reorganização iniciado em meados de 2017 e concluído no primeiro semestre de 2018. Com isso, a produção acadêmica nas estantes, que possui 3.732 teses e 18.582 dissertações, dispõe agora de novo ordenamento e sinalização.

A comunidade acadêmica, especialmente os leitores e pesquisadores que utilizam a busca no catálogo do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para acesso à produção acadêmica de pós-graduação, tem agora maior  autonomia quanto à localização e acesso às obras.

Toda a Coleção de Teses e Dissertações está fisicamente separada nas estantes e em ordem alfabética de “Centro/Programa de Pós-graduação”, o que permite maior visibilidade à produção impressa de cada programa ao longo do tempo. Além disso, dentro de cada curso de pós-graduação, é possível encontrar os trabalhos, ordenados em Classificação Decimal Universal (CDU).

Assim, o usuário que utiliza a busca no catálogo SIGAA deve, se possível, informar o nome do “Centro/Programa de Pós-graduação” e o número de chamada. Desse modo, tanto os servidores da Seção de Coleções Especiais quanto o próprio usuário podem localizar facilmente o trabalho na coleção selecionada.

Confira o passo a passo:

Tela 1: Na busca por título, selecione a biblioteca, o tipo de coleção e o tipo de material.

Tela 2: Clique na lupa ao lado do título desejado para verificar o status do material e anotar a sua localização (nº de chamada).

Tela 3: Após a verificação da disponibilidade, caso não saiba o nome do Centro/Programa de Pós-Graduação, clique no ícone ao lado da lupa e, em seguida, em formatos bibliográficos para visualização da ficha catalográfica.

Tela 4: Localize e anote o nome do Centro/Programa de Pós-Graduação. Em seguida, dirija-se à Seção de Coleções Especiais para acesso à Coleção.

 

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário