Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Biblioteca > Serviços > Orientações para Depósito de Teses e Dissertações
conteúdo

Orientações para Depósito de Teses e Dissertações

por costa filho publicado 01/02/2019 09h02, última modificação 19/07/2019 07h30
Seção de Intercâmbio

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), coordenada pelo IBICT, integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Essa base também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A Biblioteca Central da UFPB é responsável por alimentar a BDTD com a produção acadêmica da Instituição. Para mais informações siga as orientações abaixo.

ORIENTAÇÃO AOS AUTORES PARA ENTREGA DE TESES E DISSERTAÇÕES

A concessão dos títulos de doutor/mestre pelos cursos de pós-graduação da UFPB é condicionada ao depósito, na Biblioteca Central, de 01 (um) exemplar impresso e 01 (um) exemplar no formato digital da versão definitiva da tese/dissertação. Juntamente com os exemplares, o autor deve entregar o formulário de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas (TDEs), devidamente preenchido e assinado pelo autor. Em caso da impossibilidade da assinatura do orientador, será aceito o formulário apenas com a assinatura do autor.

CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DA TESE/DISSERTAÇÃO

1. O conteúdo da versão digital deverá ser idêntico à versão impressa e, havendo diferenças entre eles (impresso/digital), a Biblioteca Central não aceitará o depósito, até que sejam corrigidas as irregularidades;

2. A versão digital deverá estar em formato com a extensão pdf, em arquivo único, com tamanho máximo de 20MB. Não devem estar criptografados e nem conter chaves de proteção que restrinjam o acesso ao conteúdo a ser publicado na BDTD. A proteção do arquivo será feita pela própria BDTD;

3. Caso haja arquivos de som, imagem e/ou vídeo, é recomendável utilizar os seguintes formatos:

Som - MPEG-3 (MP3), WAVE, MIDI

Imagem - JPEG

Vídeo - MPEG

4. Na versão impressa e digital devem constar:

a) Folha de aprovação assinada por pelo menos por 02 (dois) membros da banca examinadora;
b) Ficha catalográfica completa, gerada de forma automática por meio do SIGAA. A solicitação deve ser feita através do seguinte caminho, quando logado no SIGAA: Biblioteca > Ficha catalográfica > Solicitar ficha catalográfica. A ficha catalográfica deverá ser impressa no verso da folha de rosto ou gravada em página subsequente à folha de rosto, no caso da versão digital;
c) Resumo em língua portuguesa e em língua estrangeira, ambos seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas. No caso das teses/dissertações que são apresentadas em forma de artigos, essas deverão apresentar resumo geral que contemple a síntese de todos os artigos (também em língua portuguesa e estrangeira) e seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas;

O exemplar impresso deverá estar encadernado em capa dura, de acordo com a cor determinada pelo programa de pós-graduação do respectivo curso.

5. Os exemplares impressos deverão estar encadernados em brochura no formato em capa dura;

6. As mídias de suporte (CDs, DVDs) dos arquivos das TDEs, deverão estar acondicionadas em caixas de DVD (plásticas) e identificadas conforme o modelo.

7. A entrega dos trabalhos (Dissertações/Teses) poderá ser feita por outrem, mediante apresentação de declaração disponível na página da biblioteca na opção arquivos para downloads, devidamente assinada pelo autor. 

8. Ficam dispensadas da publicação integral, na Biblioteca Central, as Teses/Dissertações por motivo de sigilo industrial e/ou ético, mediante avaliação da coordenação do Programa de Pós-Graduação e aprovação da Biblioteca Central.

9. As informações contidas no item 3 (Informações sobre a publicação do trabalho) do Termo de Autorização para publicação eletrônica na Biblioteca Digital da UFPB (disponível aqui), poderá ser mantida por até um ano a partir da data da defesa. A extensão deste prazo suscita justificativa junto à Biblioteca Central. Caso o pesquisador não requeira a extensão do prazo, o trabalho será publicado. Essas orientações também se aplicam aos itens 3.1 e 3.2, que tratam sobre a publicação parcial dos trabalhos.

10. Para os trabalhos de conclusão de curso de Especialização (Monografias) a Biblioteca Central receberá apenas 01 (uma) cópia em formato digital (CD-ROM) acondicionada em capa de DVD, ficando a disposição dos pesquisadores no Acervo de Multimeios, não sendo publicada na BDTD.

Horário para recebimento de dissertações e teses: 7h às 19h.
O depósito e guarda dos exemplares fica sob inteira responsabilidade da Biblioteca Central.