Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Autoatendimento facilita acesso de usuários da BC

Notícias

Autoatendimento facilita acesso de usuários da BC

por publicado: 02/01/2019 07h10 última modificação: 02/01/2019 08h19

Inaugurado em dezembro de 2018, está em pleno funcionamento o sistema de autoatendimento da Biblioteca Central da UFPB. O equipamento tem como finalidade a otimização do setor de empréstimo e devolução de livros. Por meio da leitura de códigos de barra e de Identificação por Radiofrequência (RFID), a máquina da linha selfCheck 500, da empresa Bibliotheca, é equipada com o software quickConnect, facilitando o processamento de empréstimo e devolução de até seis livros.

Esse novo equipamento adquirido pela Biblioteca Central, na versão desktop, interliga todas as coleções físicas e digitais, exibe eventos e programas. A diretora da BC, Maria de Fátima Alves dos Santos, explicou que o sistema de autoatendimento funciona como um caixa eletrônico de banco. “O acesso para empréstimo é liberado a partir da senha do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). No caso de devolução, o processo é ainda mais rápido já que não é necessário fazer login”, acrescentou. 

Maria de Fátima lembrou que a máquina, com custo estimado em R$ 70 mil, é resultado da premiação do concurso fotográfico do 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado em 2017, em Fortaleza, cuja temática era a evolução tecnológica nas bibliotecas. Entre outros aspectos, a fotografia (ao lado) produzida pela equipe da Biblioteca Central procurou aliar o avanço tecnológico a um modo divertido de se fazer uso das dependências da BC.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário