Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC participa de evento sobre inclusão nesta terça-feira (17)
conteúdo

Notícias

BC participa de evento sobre inclusão nesta terça-feira (17)

Evento, com participação da Biblioteca Central, visa garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações de livro e leitura
publicado: 17/09/2019 10h47, última modificação: 18/10/2022 10h42

Mobilização e estreitamento do vínculo entre educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais para disseminação da leitura inclusiva no Brasil, bem como a garantia do direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. Esses são os pilares do V Encontro da Rede de Leitura Inclusiva da Paraíba, que será realizado nesta terça-feira (17), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa. Participam do evento diversos profissionais da área de acessibilidade, inclusão e direitos das pessoas com deficiência.

O V Encontro da Rede de Leitura Inclusiva da Paraíba é promovido pela Rede Nacional de Leitura Inclusiva, mobilizada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, parceira da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB). Durante o evento, a instituição será representada pelo coordenador da Seção de Inclusão dos Usuários com Necessidades Especiais (Siune/BC), Josenildo Costa.

As ações são desenvolvidas pelos diversos grupos de trabalho (GTs) espalhados por todo o Brasil. Na Paraíba, há um GT composto por profissionais das áreas de educação, garantia de direitos, saúde, comunicação e biblioteconomia, que conta com apoio de setores da sociedade civil. Inscrições aqui. Para saber mais acesse www.redeleiturainclusiva.org.br.

Contato pelos telefones (11)50870940 e (83) 98814-8540 ou pelo e-mail leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br.

Programação

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura oficial

Apresentação cultural: Música Inclusão Vem do Coração

Abertura: A Rede Nacional de Nacional Inclusiva e a trajetória do GTPB pela inclusão – com Representante da Fundação Dorina Nowill para Cegos e do GTPB da Rede de Leitura Inclusiva

9h30 – Oficina: Materiais adaptados de Química para alunos com deficiência visual

10h30 – Roda de Conversa: Panorama da leitura acessível no Estado da Paraíba

11h30 – Roda de Conversa: Turismo acessível para pessoas com deficiência e idosos

12h30 às 13h30 – Intervalo para almoço

14h – Apresentação cultural: Você pode me incluir

Abertura: A importância do dia 21 de setembro e a luta das pessoas com deficiência – com Associação Paraibana de Cegos

14h30 - Atividades artísticas e musicais: O mestre da Cultura Nordestina: Jessier Quirino; Renato Dantas Magalhães e Grupo Acorde; Banda Acredite; Oficina: Automaquiagem para Mulheres com Deficiência Visual; Oficina: Orientação e Mobilidade e Atividade de Vida Autônoma.

17h – Encerramento

Foto: Arquivo Energisa

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: 
Fale com o Bibliotecário