Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC e Ebook Central ampliam suporte a pesquisadores
conteúdo

Notícias

BC e Ebook Central ampliam suporte a pesquisadores

publicado: 12/12/2018 15h42, última modificação: 18/10/2022 10h41

A necessidade de suprimento de material bibliográfico e informacional de modo sempre atualizado. Foi com este objetivo que a Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba, em atendimento à solicitação da Comissão de Representação das Bibliotecas Setoriais, fez a aquisição de bases de dados referenciais de livros eletrônicos. Uma dessas bases é a Ebook Central (EBC/ProQuest), com a qual a diretoria da BC renovou contrato.

O objetivo é continuar atendendo às necessidades dos usuários e bibliotecários do Sistema de Bibliotecas (Sistemoteca) da UFPB, aumentando, com isso, a produtividade nas pesquisas, além de capacitar pesquisadores e bibliotecários através de conteúdo informacional e tecnologia digital.

A Ebook Central é uma plataforma de dados bibliográficos, composta por uma vasta gama de títulos e de editoras com uma interface de busca e de ferramentas de anotações, de criação de citações, de estantes virtuais, tradutores, de pesquisa interdisciplinar capazes de criar um maior recurso de pesquisa acadêmica, facilitando a busca pela informação.               

Acesso mais abrangente

Por meio das Bases de Livros Digitais e Portais de Periódicos no ambiente virtual, com acesso disponibilizado para usuários vinculados à UFPB, será possível proporcionar a seus pesquisadores, docentes e discentes um acesso ampliado e imediato à pesquisa científica mais recente e de qualidade internacional em todas as áreas do conhecimento.

A EBC disponibiliza em sua coleção 238.183 e-books. Possui interface simplificada, possibilidade de baixar livros inteiros e fazer buscas nos textos baixados em PDF, além de filtros de pesquisa na página de resultados. O catálogo é dividido pelas seguintes áreas temáticas: Arte, Negócios, Educação, Geral, Saúde e Medicina, História e Ciência Políticas, Leis, Literatura e Idiomas, Religião e Filosofia, Ciências Sociais e Ciências.

A consulta a EBC e demais bases contratadas pela Biblioteca Central também pode ser feita por acesso remoto, isto é, acesso fora do ambiente de rede da UFPB. Basta que o usuário baixe e instale o navegador Firefox UFPB (baixe aqui). Após isso, deve entrar com seus dados de acesso ao SIGAA.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: 
Fale com o Bibliotecário