Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Palestra abre campanha de doação de sangue nesta quarta (13)
conteúdo

Notícias

Palestra abre campanha de doação de sangue nesta quarta (13)

Evento começa às 10h e integra programação da III Semana do Bibliotecário, promovida pela BC; na quinta (14), Caravana Solidária
publicado: 13/03/2019 07h24, última modificação: 18/10/2022 10h41

“A importância de ser um doador.” Este é o tema da palestra de Elaine Santana, coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas Especiais do Hemocentro da Paraíba, que será proferida nesta quarta-feira (13), das 10h às 11h, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB). O evento integra a programação da III Semana do Bibliotecário, promovida pela BC.

Na quinta-feira (14), das 7h30 às 12h, haverá a Caravana Solidária. Nesse tipo de coleta de sangue, o Hemocentro disponibilizará transporte (van) para os candidatos à doação do seu local de trabalho até o Hemocentro, bem como o retorno à instituição. Os dois eventos são fruto de parceria entre o Sistema de Bibliotecas da UFPB (Sistemoteca) e Hemocentro da Paraíba. 

No Hemocentro, o grupo de doadores será acolhido pela equipe de serviço social cujo objetivo é sensibilizar os candidatos a se tornarem doadores regulares. Com isso, é possível a manutenção do Banco de Sangue de forma sustentável, transcendendo a ação pontual de doação.

O Hemocentro recomenda que o doador de sangue deve portar documento oficial com foto (não é aceita apresentação de crachá nem cópia de documento oficial sem autenticação, como, por exemplo, carteira de estudante). O candidato a doador também deve estar bem alimentado, aguardar duas horas após a refeição (café ou almoço) antes de doar, além de ter dormir bem na noite anterior, de preferência antes da meia-noite.

Clique aqui para visualizar folder do Hemocentro, no qual constam informações importantes sobre os cuidados ao fazer a doação de sangue, bem como os endereços dos Hemonúcleos existentes na Paraíba. O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 17h30, na avenida Dom Pedro II, 1119, no Centro de João Pessoa. O telefone é o (83)3218-7600.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário