Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Biblioteca Central promove Encontro Mensal do Fliteca
conteúdo

Notícias

Biblioteca Central promove Encontro Mensal do Fliteca

publicado: 24/07/2018 07h42, última modificação: 18/10/2022 10h41

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba sediará, nesta quarta-feira (25), às 17 horas, o Encontro Mensal do Fórum do Livro, Leitura, Literatura, Informação e Bibliotecas da Paraíba (Fliteca), que será realizado no auditório da BC, Campus João Pessoa. De acordo com a chefe da Seção de Coleções Especiais, Gilvanedja Mendes, estão em pauta a apresentação e discussão da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), que foi sancionada no último dia 12, além da discussão sobre a Lei 9.637/2011, que estabelece a Política Estadual do Livro para a Paraíba.

O Fórum do Livro, Leitura, Literatura, Informação e Biblioteca foi criado em 2006 pela bibliotecária Jemima Marques com o objetivo de acompanhar, discutir, avaliar e desenvolver pesquisas que pudessem contribuir com as políticas públicas e ações já realizadas pelo governo do Estado.

Breve histórico

Sob a coordenação da professora Jemima Marques, o grupo reunia-se mensalmente e passou a desenvolver diversas ações e intervenções em João Pessoa, como, por exemplo, o 1º Encontro Paraibano do Livro, Leitura e Biblioteca, realizado em maio 2010. Na ocasião, o tema abordado foi o “Acesso ao Livro e a Leitura: Política Pública de Estado”, que tinha como propósito discutir a realidade da leitura na Paraíba, bem como promover a formação de grupo de trabalho de pessoas e entidades da sociedade civil representativas das cadeias de produção, mediação e criação para elaboração de uma estrutura de gestão e implantação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELL-PB).

Coleções Especiais: (83)3216-7101.