Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Caminhos da água: palestras, videos e exposições
conteúdo

Notícias

Caminhos da água: palestras, videos e exposições

A ADUFPB, em parceria com o Projeto Expedição Rio Paraíba, promove nos dias 10, 11, 13 e 14 de outubro no hall da Biblioteca Centra da UFPB uma série de atividades para abordar a importância e a problemática da água como bem comum de todos.
publicado: 07/10/2016 15h54, última modificação: 18/10/2022 10h40

A atividade busca alertar à população e à comunidade universitária sobre o direito fundamental de acesso à água, sem distinção de classe social e com qualidade à manutenção da vida humana. A abertura do evento acontece no próximo dia 10, segunda-feira, às 9 horas, no hall da Biblioteca Central da UFPB (Campus I, em João Pessoa), com a exposição “Ter Água”, que apresenta, por meio de imagens, as práticas e o uso da água no cotidiano da cidade do Recife. Às 09h30, as crianças da Escola Viva Olho do Tempo, da comunidade de Gramame, farão uma apresentação musical.

A programação do Caminhos da Água continua com a exibição do documentário “Jaguaribe – O Rio das Onças”, do cineasta paraibano Marcus Vilar, que traz depoimentos de ambientalistas, ativistas sociais, gestores públicos e empresários que têm seus empreendimentos à beira do rio. O documentário faz uma abordagem séria sobre as condições do rio – da nascente à foz, em Intermares (Cabedelo). O filme será exibido às 10h30 na sala de audiovisual da Biblioteca Central da UFPB.

Ainda dentro da programação do primeiro dia do Caminhos da Água, às 14 horas, os integrantes da Expedição Rio Paraíba farão uma apresentação do projeto que vem estudando a problemática da poluição e o assoreamento da bacia do rio Paraíba e seus afluentes ao longo dos 380 km de extensão, desde a nascente que fica a 1.079 metros de altitude na Serra do Jabitacá, na região do Cariri, à foz, em Cabedelo, no litoral paraibano. A Expedição também está fazendo um inventário da rica cultura das comunidades ribeirinhas do Paraíba, sua memória, musicalidade, culinária, entre outras observações paisagísticas e do meio ambiente.

 

Para mais informações acesse: http://www.adufpb.org.br/site/exposicao-fotografica-exibicao-de-filmes-e-palestras-debatem-importancia-da-agua-como-bem-comum/

Exposição " Caminhos da água"