Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Semana Nacional do Livro termina nesta segunda-feira
conteúdo

Notícias

Semana Nacional do Livro termina nesta segunda-feira

publicado: 17/10/2018 12h01, última modificação: 18/10/2022 10h41

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba está realizando, até a próxima segunda-feira (29), ações ligadas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/1980. Fique atento e participe! Abaixo, a programação completa, bem como a descrição de cada atividade. 



Programação

23/10 a 29/10

- Lançamento e execução da Campanha Livros LivresLivros livres

Trata-se de um movimento que busca difundir o livro literário e incentivar a leitura através da experiência sensível e humana. A campanha toma como referência o conceito de bookcrossing, uma prática que surgiu nos Estados Unidos nos anos 2000. Tal prática consiste no ato de esquecer, de forma propositada, livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixá-los em outro lugar para que mais pessoas leiam, transformando o mundo em uma grande biblioteca. Para participar, basta pegar um selo da campanha no balcão de empréstimos ou no balcão de orientação aos leitores da BC, como também em uma das bibliotecas setoriais colaboradoras, a saber: CCEN, CCSA, CCHLA, CTDR, CE, CI, CCA (Campus III), CCHSA (Campus III), HU.

23/10

- Oficina: Teoria e Prática do Xadrez (aula teórica)

xadrezAção realizada em parceria com o Projeto uso do Xadrez como ferramenta didática do Centro de Biotecnologia - CBIOTEC (maiores informações sobre o projeto clique aqui). Este Projeto tem como objetivo motivar o melhoramento da concentração, da memória, da lógica, das relações interpessoais, da criatividade e influenciar positivamente o rendimento escolar e acadêmico.

Local: Auditório da BC

Horário: Das 13h às 15h

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de outubro, através do e-mail xadrez@cbiotec.ufpb.br, enviando, caso seja aluno da UFPB, histórico escolar da instituição; não sendo aluno da UFPB, apenas envie e-mail para o endereço citado comunicando o desejo de participar da oficina, que ocorrerá nos dias 23, 25 e 26 de outubro. 

24/10

- Contação de histórias sensoriais

Sob a coordenação do Grupo Contação da Rua, esta ação promoverá a contação de histórias sensoriais paraContação pessoas deficientes visuais. Uma situação única, na qual os deficientes visuais terão a possibilidade de desfrutar de um momento lúdico e criativo de incentivo à leitura, experimentando sensações diversas e recebendo estímulos durante toda a história que instigarão seu imaginário por meio do olfato, paladar, tato e audição.

Local: BiblioRelax da BC (1º Andar)

Horário: Das 9h às 12h

- Visita dirigida sensorial

Realizada em parceria com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade, os servidores da Biblioteca Central realizarão visita dirigida sensorial para apresentar a BC, passando pelas seções e possibilitando que os visitantes explorem seus sentidos.

Local: Balcão da Referência da BC

Horário: Das 14h às 16h

25/10

- Oficina: Teoria e Prática do Xadrez (aula teórica)

Local: Auditório da BC

Horário: Das 13h às 15h 

26/10

- Oficina: Teoria e Prática do Xadrez (aula prática)

Local: BiblioGames da BC

Horário: Das 10h às 12h


Contatos da Seção de Referência: 

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário