Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Usuários já podem visitar o Espaço Memória da BC
conteúdo

Notícias

Usuários já podem visitar o Espaço Memória da BC

Ambiente abriga parte da história da Biblioteca Central, como antigos aparelhos telefônicos, máquinas datilográficas e projetores de slides
publicado: 11/06/2019 08h28, última modificação: 18/10/2022 10h42

Está aberto para visitação pública, no 1º andar da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), o Espaço Memória. Trata-se de um ambiente onde o usuário pode conhecer parte da história da BC por meio da exposição de peças de recursos e suportes tecnológicos utilizadas cotidianamente. Inclusive, o visitante poderá perceber como ocorreu a chamada evolução tecnológica ao longo do tempo.

O Espaço Memória da BC foi inaugurado na sexta-feira (7), com uma explanação do bibliotecário Carlos Rolim, chefe da Seção de Circulação (SCI), que falou sobre o tema “O acesso à informação por meio da evolução dos suportes”. Em uma síntese da importância do ambiente, Rolim explicou que o Espaço Memória busca proporcionar uma breve viagem no tempo, através de objetos que rememoram a evolução da Biblioteca Central, bem como de outras bibliotecas.

Mudanças

Responsável pela montagem do Espaço Memória, o chefe da SCI, Carlos Rolim,  destaca que, nesse meio século de existência da Biblioteca Central da UFPB, todas as bibliotecas passaram por inúmeras e significativas mudanças. De acordo com Rolim, os livros, antes exclusivamente impressos, agora dividem espaço com as versões digitais. Rolim enfatiza que nem tudo que havia nas bibliotecas de décadas atrás conseguiu sobreviver, em uso, as transformações trazidas pelo tempo.

A ideia

A diretora da Divisão de Serviços ao Usuário (DSU), Jacqueline Rimá, idealizadora do Espaço Memória, informa que o ambiente foi criado com a finalidade de expor ao público os vários objetos tecnológicos que tiveram grande serventia e que agora são considerados obsoletos, como aparelhos telefônicos, PCs, máquinas datilográficas e projetores de slides.

Jacqueline Rimá disse que, na sua chegada à BC, em 2016, observou que muitos equipamentos, “aparentemente inservíveis por estarem quebrados ou obsoletos”, permaneciam depositados, aguardando o envio para o setor patrimonial da UFPB. “Também encontrei vários deles em setores distintos da BC. Então, tive a ideia de agrupá-los em um único espaço, com o objetivo de resgatar essa memória. Assim, após o ‘garimpo’, pudemos esvaziar um pouco o depósito, dando uma nova roupagem a esses equipamentos”, explicou.

A diretora da Divisão de Serviços ao Usuário da Biblioteca Central informou ainda que, na sua busca por peças para o memorial, encontrou móveis antigos para compor o cenário do que viria a ser exposto ao público. “Inclusive, alguns servidores, ao saberem do propósito, me procuraram para entregar determinados itens que hoje fazem parte do Espaço Memória”, acrescentou.

* Fotos: Rafaella Meira Prado e Carlos Rolim

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário