Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > Orientações para Depósito de Teses e Dissertações

Orientações para Depósito de Teses e Dissertações

por danielrocha publicado 11/11/2015 07h37, última modificação 24/03/2017 13h32

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) coordenada pelo IBICT, integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A Biblioteca Central da UFPB é responsável por alimentar a base com a produção acadêmica da Instituição. Para mais informações siga as orientações abaixo.

ORIENTAÇÃO AOS AUTORES PARA ENTREGA DE TESES E DISSERTAÇÕES

A concessão dos títulos de doutor/mestre pelos cursos de pós-graduação da UFPB é condicionado ao depósito, na Biblioteca Central, de 01 (um) exemplar impresso e 01 (um) exemplar no formato digital, da versão definitiva da tese/dissertação. Juntamente com os exemplares, o autor deve entregar o Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas (TDE’s) disponíveis no final da página, devidamente preenchido e assinado.

CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DA TESE/DISSERTAÇÃO

1. O conteúdo da versão digital deverá estar idêntico a versão impressa e, havendo diferenças entre eles (impresso/digital), a Biblioteca Central não aceitará o depósito, até que sejam corrigidas as irregularidades;

2. A versão digital deverá estar em formato com a extensão pdf, em arquivo único, com tamanho máximo de 20MB. Não devem estar criptografados e nem conter chaves de proteção que restrinjam o acesso ao conteúdo a ser publicado na BDTD. A proteção do arquivo será feita pela própria BDTD;

3. Caso haja arquivos de som, imagem e/ou vídeo, é recomendável utilizar os seguintes formatos:

Som - MPEG-3 (MP3), WAVE, MIDI

Imagem - JPEG

Vídeo - MPEG

4. Na versão impressa e digital devem constar:

a) Folha de aprovação assinada, pelo menos por 02(dois) membros da banca examinadora;
b) Ficha catalográfica completa, elaborada pelo Setor de Processamentos Técnicos das Biblioteca Central ou Setoriais, impressa no verso da folha de rosto ou gravada em pagina subseqüente à folha de rosto, no caso da versão digital;
c) Resumo em língua portuguesa e em língua estrangeira, ambos seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas. No caso das teses/dissertações que são apresentadas em forma de artigos, as mesmas deverão apresentar resumo geral que contemple a síntese de todos os artigos (também em língua portuguesa e estrangeira) e seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas;

O exemplar impresso deverá estar encadernado em capa dura de acordo com a cor determinada pelo Programa de pós-graduação do respectivo curso.

5. Os exemplares impressos deverão estar encadernados em brochura no formato em capa dura;

6. As mídias de suporte (CD's, DVD's) dos arquivos das TEDE's, deverão estar acondicionadas em caixas de DVD (plásticas) e identificadas conforme o modelo.

7. Ficam dispensadas do depósito integral na Biblioteca Central, as Teses/Dissertações por motivo de sigilo industrial e/ou ético, mediante avaliação da coordenação do Programa de Pós-Graduação e aprovação da Biblioteca Central.

8. Para os trabalhos de conclusão de curso de Especialização (Monografias) a Biblioteca Central estará recebendo apenas 01(uma) cópia em formato digital (CD-ROM) acondicionado em capa de DVD, ficando a disposição dos pesquisadores no Acervo de Multimeios, não sendo publicado na BDTD.

O depósito e guarda dos exemplares fica sob inteira responsabilidade da Biblioteca Central.

• Solicitação de Ficha Catalográfica.

• Faça o download e imprima o Termo de Autorização.